domingo, 26 de junho de 2011

O álcool como meio de inserção social


No Brasil, o consumo de álcool vem começando cada vez mais cedo, e a quantidade consumida em média também vem aumentando. A banalização do consumo de bebida alcóolica entre os jovens é uma realidade e entender os determinantes desse comportamento é fundamental para realizar intervenções a fim de mudar este quadro. > Esse trabalho tem como finalidade pesquisar os possíveis fatores que influenciam o jovem a beber, e de que forma os aspectos ambientais, sociais e as relações interpessoais interferem na decisão de beber ou não. Tendo isto problematizado, almejamos responder ao seguinte questionamento: O jovem bebe para ser aceito em um determinado grupo social?


O consumo de álcool tem aumentado vertiginosamente entre os jovens, com idade entre 16 a 25 anos, que, em sua grande maioria, bebem em grupo. Queremos saber se esse comportamento de beber sempre em grupo está relacionado com o fato de que o jovem experimenta o álcool justamente para não sentir-se excluído do meio ao qual pertence ou quer pertencer. O consumo exagerado de álcool pode levar a inúmeros agravos à saúde do indivíduo, além de evidenciar problemas psicológicos que porventura o jovem esteja passando e, por isso, usando o álcool como sua válvula de escape.

Segundo o “V Levantamento Nacional com Estudantes” realizado em 2004 pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID), 65,2% dos estudantes relataram uso na vida de álcool; 44,3% nos últimos 30 dias; 11,7% uso frequente, ou seja, seis ou mais vezes no mês; e 6,7% uso pesado, isto é, 20 ou mais vezes no último mês.
Quanto ao contexto do primeiro uso, 40,4% dos alunos relataram que familiares foram os primeiros a lhes oferecer bebida alcoólica, em seguida estão os amigos (35,5%), iniciativa própria (14,9%) e por outros indivíduos (9,2%).

Os locais onde os jovens relataram beber com mais frequência são: festas (60,5%), na própria casa (22,7%), em casa de amigos (20,9%), casas noturnas (19,2%), na rua (14,3%), em parques e lugares públicos (11%), bares (9,2%), restaurantes (7,4%), eventos esportivos fora da escola (5,1%), quiosque perto da escola (3,4%), dentro do carro (2,8%) e na escola (2,2%).
Um Relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 2005, aponta que o consumo de álcool no Brasil aumentou em 154% entre 1961 e 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário